Por: Talles Freitas - Jornalista
O Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violências (Proerd) promoveu na última quarta-feira, dia 28, a formatura de 520 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e particulares de Novo Horizonte.
Durante 10 semanas, com uma aula ministrada por semana, ao longo de um trimestre letivo, o Facilitador Proerd, Policial Militar Cabo MIRON, auxiliado pelo livro do estudante PROERD.
O PROERD é um programa que foi projetado, oportunizando a identificação de habilidades básicas e fundamentais. Bem como o processo de desenvolvimento do individuo, necessários à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades. Neste sentido o PROERD ensina os jovens como controlar seus impulsos e pensar nos riscos e consequências, o que resultará em escolhas mais responsáveis.
Durante a formatura, vários alunos participaram de varias apresentações, além da Banda Regimental de Musica do CPI-5, sob a regência do mestre SUB TEN PM DORETO.
Foram entregues as premiações para os alunos que tiveram suas redações destacadas com o tema “O QUE EU APRENDI COM O PROERD, QUE ME AJUDARÁ A FAZER ESCOLHAS SEGURAS E RESPONSÁVEIS”. Foram escolhidas as melhores redações uma de cada classe, a melhor redação da Escola e o destaque geral da turma 2017.
O Proerd foi implantado em Novo Horizonto em 1998 e mais de 25 mil alunos já passaram pelo programa e participaram da formatura.
Fot: Kall Rigamonti